Piruvato
Nome
 
Piruvato
Ácido pirúvico
2-Oxopropanoato
Ácido 2-cetopropanóico
Ácido Piroracêmico
Fórmula
 
C3H4O3
Classificação
 
É um a-cetoácido (molécula originária da deaminação de um aminoácido - neste caso a alanina)
Vias metabólicas
 
Outros comentários
 

O piruvato é um a-cetoácido originado, tanto pela glicólise como pela degradação dos aminoácidos alanina, cisteína, glicina, serina, treonina e triptofano. A conversão do piruvato a Acetil-CoA tem como função básica iniciar o Ciclo do Ácido Cítrico e formação de ATP. Portanto, o piruvato possui importante função na conversão do alimento a energia.

Importante regulador dos processos metabólicos, a união de duas moléculas de piruvato pode formar uma nova molécula de glicose no fígado por um processo metabólico conhecido por neoglicogênese. Assim os aminoácido que durante o processo de oxidação dão origem a piruvato são chamados de aminoácidos glicogênicos. Este é um importante ponto de regulação metabólica na manutenção da taxa glicêmica, quando há ausência de carboidratos na alimentação.

O piruvato também aparece na dieta, em uma grande variedade de alimentos, como certas frutas e vegetais, queijos, cerveja preta e vinho tinto, mas em quantidades pequenas.

No mercado são oferecidos suplementos de piruvato (que não pode estar na forma de ácido pirúvico, uma vez que este é bastante instável e pode causar náuseas e moléstias gastrintestinais).

Participação no metabolismo
 
     
     
DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com