ENZIMA - EC 5.4.2.1 - Fosfoglicerato mutase

Clique sobre a figura para abrir/fazer o download do arquivo PDB (tridimensional e interativo)


EC
 
5.4.2.1
Nome oficial
Fosfoglicerato mutase
Nome(s) alternativo(s)
Fosfoglicerato fosfomutase
Fosfogliceromutase
PGAM
Classe
Isomerases - Intramolecular transferases (mutases) - P-transferases (fosfomutases)
Reação catalisada
2-P-D-glicerato + 2,3-di-P-glicerato 3-P-D-glicerato + 2,3-di-P-glicerato
Substratos
2-P-D-glicerato
3-P-D-gliceroil P
Produtos
3-P-D-glicerato
2,3-bi-P-D-glicerato
Vias metabólicas
Outros comentários

As enzimas de mamíferos e leveduras são fosforiladas por (2R)-2,3-di-P-glicerato, que também é um intermediário. A dissociação de bi-P da enzima presente no músculo de coelho é bem mais lenta que a isomerização total. Enzimas de arroz, insetos e alguns fungos, entretanto, possuem ação máxima na ausência de 2,3-di-P-fosfoglicerato.

Cataliza ainda, lentamente, as reações EC 5.4.2.4, e é estruturalmente relacionada a enzima responsável por estas reações - a bifosfoglicerato mutase (BPGM) - ambas catalizam reações envolvendo transferência de grupos fosfato entre os três carbonos do fosfoglicerato, com a formação de um intermediário fosfohistidina. As duas enzimas podem catalizar três diferentes reações, embora em diferentes proporções:

- A isomerização de 2-fosfoglicerato (2-PGA) a 3-fosfoglicerato (3-
PGA) com 2,3-di-P-glicerato (2,3-DPG) como iniciador da reação.

- A síntese de 2,3-DPG a partir de 1,3-DPG como 3-PGA como iniciador.

- A degradação de 2,3-DPG a 3-PGA (atividade fosfatase EC 3.1.3.13).

Em mamíferos, PGAM é uma proteína dimérica. Há duas isoformas de PGAM: M (músculo) e B (cérebro - do inglês "brain"). Em leveduras, é uma proteína tetrâmerica. A BPGM é uma proteína dimérica encontrada principalmente em eritrócitos, onde possui o papel de maior importância na regulação da afinidade da hemoglobina por oxigênio, como conseqüência do controle da concentração de 2,3-DPG.

A enzima bifuncional 6-fosfofruto-2-quinase / frutose-2,6-bifosfatase (EC 2.7.1.105 e EC 3.1.3.46) (PF2K) cataliza tanto a síntese quanto a degradação de frutose-2,6-bi-P. PF2K é uma importante enzima na regulação do metsbolismo de carboidratos no fígado. Como PGAM/BPGM, a reação frutose-2,6-bifosfatase envolve um intermediário fosfohistidina e o domínio fosfatase da PF2K é estruturalmente relacionado a PGAM/BPGM. A enzima bacteriana a-ribazol-5'-fosfatase envolvida na biossíntese de cabalamina também pertence a esta família, para a qual foi desenvolvida uma assinatura de reconhecimento baseada na região ao redor do resíduo fosfohistidina.
Referência


DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com