ENZIMA - EC 1.3.5.1 - Succinato desidrogenase
Clique sobre a figura para abrir/fazer o download do arquivo PDB (tridimensional e interativo)

EC
 
1.3.5.1
Nome oficial
 
Succinato desidrogenase
Nome(s) alternativo(s)
 
Succínico desidrogenase
Classe
 
Oxidoredutases atuando sobre o grupo CH-CH de doadores, com NAD+ ou NADP+ como aceptores.
Reação catalisada
 
Succinato + ubiquinona fumarato + ubiquinol
Substratos
 
Succinato
Ubiquinona
Produtos
 
fumarato
Ubiquinol
Cofatores
 
FAD. Ferro-enxofre.
Vias metabólicas
 
Outros comentários
 

É centrada numa flavoproteína (FAD) contendo ferro-enxofre. O complexo, presente na mitocôndria, pode ser degradado para formar EC 1.3.99.1, que não detém mais a capacidade de ligar-se à ubiquinona.

Em bactérias, dois distintos complexos enzimáticos ligados à membrana são responsáveis pela interconversão de fumarato e succinato (EC 1.3.99.1): fumarato redutase é utilizada durante o crescimento anaeróbico, e succinato desidrogenase durante o crescimento aeróbico. Ambos consistem de dois componentes principais: um componente extrínsico à membrana composto de uma flavoproteína que liga-se a FAD e uma proteína ferro-sulfúrica; e um componente hidrofóbico composto de uma proteína ancorada à membrana e/ou um citocromo B.

Em eucariontes a succinato desidrogenase mitocondrial (EC 1.3.5.1) é uma enzima composta de duas subunidades: uma FAD-flavoproteína e uma proteína ferro-sulfúrica.

A subunidade flavoproteína é uma proteínade 60 a 70KDa. O FAD está covalentemente ligado a um resíduo de histidina localizado na porção N-terminal da proteína. A seqüência ao redor desta histidina é bem conservada de bactérias a espécies eucarióticas, e pode ser utilizada para reconhecimento.
Referência


DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com